Vídeos no Instagram: porque são tão importantes na sua estratégia para o digital?

Quem tem o costume de usar o Instagram somente para postar fotos e outras imagens, de conteúdos pessoais ou de divulgação profissional – se não fez isso em 2023 – terá que se adaptar à “nova” demanda em 2024: o uso de vídeos no Instagram!

A tendência, que já vinha crescendo desde o surgimento do Reels, vem se fortalecendo cada vez mais. E quem não acreditou na declaração do Adam Mosseri (chefe do Instagram) em 2021… saiu atrasado na elaboração da sua estratégia de marketing para esta rede.

Relembre aqui: o executivo anunciou que a plataforma “não era mais apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos quadradas”. Com isso, a equipe de desenvolvedores focalizaria ainda mais em propagar vídeos no Instagram.

E sim, foi isso que aconteceu desde então!

Vídeos no Instagram: minhas considerações

Os vídeos no Instagram devem continuar ditando as regras do engajamento em 2024.

Além de conectar empresa e público-alvo, eles são um recurso que influempreendedores e empresas devem explorar para humanizar os seus perfis e gerar identificação com os seguidores.

Então, meu conselho é: comece. Não precisa se render a todas as trends e nem encher o seu feed com dancinhas. Crie um conteúdo útil para a sua persona e confortável para você 😉

Os vídeos continuam em alta?

Esta é uma uma tendência crescente. Algumas pesquisas, como a da Social Media Today,  apontam que, para 90% dos consumidores, conteúdos em formato de vídeo ajudam na efetivação das decisões de compra.

Segundo o HubSpot, houve, ainda, um aumento no volume de vídeos assistidos desde o início da pandemia para 60% dos consumidores.

Em meio a essas transformações de consumo midiático, não há como não mencionar o avanço do TikTok, plataforma dedicada à publicação de vídeos e que vem recebendo cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

O Reels, uma das alternativas de postagem no Instagram, se baseia justamente no TikTok.

Mas essa não é a única forma de publicar seus vídeos no Instagram, já que também dá para postar nos Stories ou no próprio Feed que permite a divulgação de conteúdos com duração maior do que 90″.

Cada função disponível na plataforma demandam estratégias específicas. E é inegável que os vídeos no Instagram estão cada vez mais sendo utilizados pelos usuários da plataforma. Seja assistindo ou divulgando conteúdos.

Mas se você ainda não se convenceu de que os vídeos no Instagram são importantes ferramentas digitais, eu preparei esse conteúdo explicando estratégias para ver qual se adapta melhor ao seu perfil. Vamos lá!

Vídeos no Instagram são estratégias de marketing digital

Com o uso de vídeos, é possível transmitir informações com mais eficiência ao seu público. Os vídeos no Instagram potencializam o engajamento da audiência e o tempo de permanência nas páginas.

Quem trabalha com marketing digital sabe que uma das dificuldades mais comuns é qualificar o engajamento do cliente.

Ou seja, fazer com que seguidores permaneçam no perfil do cliente.

Em meio a tantas informações e notificações chegando constantemente na tela, seu conteúdo pode até aparecer no feed do público-alvo, mas o desafio é fazer com que isso gere o impacto necessário para o engajamento.

Com um bom vídeo, daqueles que oferecem conteúdos e formatos interessantes, a atenção do público-alvo será certamente conquistada, fazendo com que os seguidores permaneçam navegando no perfil.

Com tantas opções, por que postar vídeos no Instagram?

Com tantas plataformas de vídeos disponíveis, por que então você deveria optar para usar o Instagram também dessa maneira?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Wibbitz, os usuários passam de uma a duas horas por dia no aplicativo e, desse tempo, 68% é destinado à visualização de vídeos.

O dado da pesquisa que mais chama a atenção, porém, é que 31% dos usuários da plataforma digital afirmam já ter realizado uma compra após assistirem a vídeos no Instagram. Fala a verdade, já aconteceu com você?

Com esses números, não dá para ficar de fora dessa tendência.

Mas como se adequar às estratégias digitais nas diferentes funções que a postagem de vídeos no Instagram permite?

Vem comigo que eu te explico!

1. Um roteiro ajuda no resultado

Graças ao avanço das redes sociais, é possível que todos tenha acesso às ferramentas de edição e postagem de vídeos e fotos. Sejam com os filtros dos vídeos no Instagram ou mesmo softwares de edição de vídeo.

Mas, para otimizar cada uma dessas ferramentas, não dá para deixar de cuidar do roteiro. Nem precisa ser nada formal, como em filmes e grandes produções, mas um bom planejamento prévio do seu vídeo acaba facilitando.

Ao planejar o que você pretende fazer antes de pegar a câmera ou o celular, adversidades são evitadas e o tempo é otimizado durante a produção do seu vídeo.

O roteiro serve de método. É uma maneira de organizar a dinâmica de suas gravações com o intuito de consumir menos tempo e prever o resultado das criações.

Afinal, ninguém gosta de perder tempo, não é verdade?

2. Não deixe a objetividade de lado!

Procure dizer logo quais informações são as mais importantes relacionadas ao seu conteúdo. Lembre-se que os primeiros segundos são essenciais, pois, são através deles que você conquistará seu público.

Uma pesquisa do portal americano Wibbitz revela que 80% do público que assiste vídeos no Instagram prioriza conteúdos educativos, os chamados How-to-tutorials (do inglês: guias de como fazer).

Dessa forma, quem anuncia logo de cara a essência do conteúdo de seu vídeo já sai na frente na disputa pelo algoritmo!

3. A postagem de vídeos no Instagram começa pelo Feed!

Mesmo tendo sido pensado originalmente para a postagem de fotos, o Feed é o principal canal onde os usuários assistem vídeos no Instagram. Estima-se que 91% dos usuários utilizem o Feed para essa função.

Para vocês terem uma ideia, a função é mais utilizada do que o Stories (83%), enquanto o “falecido”IGTV (41%) não chegava nem à metade desses números.

Mesmo assim, o vídeo no feed com duração maior que 90″ pode ser importante se você precisar armazenar lives ou gravar vídeos de mais de um minuto.

Além disso, é possível postar uma prévia do vídeo em seu Feed, integrando as diversas ferramentas de vídeos no Instagram.

4. Reels: abuse dos memes e da criatividade

Inspirado no TikTok, o Reels é o mais recente formato de postagem de vídeos no Instagram a ser desenvolvido pela plataforma.

Mas se engana quem pensar que a função serve apenas como uma extensão do IGTV, do Feed ou dos Stories! No Reels, você pode usar e abusar da criatividade, seguir as tendências e ficar por dentro dos memes que estão bombando neste momento.

Uma das facilidades do Reels é que ele permite que um mesmo formato, ao se transformar em meme, possa ser repetido diversas vezes.

A agilidade para observar a melhor hora de postar os seus vídeos no Instagram também é uma chave para que seu conteúdo chegue ao público-alvo!

Vídeos no Instagram: minhas considerações

Os vídeos no Instagram devem continuar ditando as regras do engajamento em 2024.

Além de conectar empresa e público-alvo, eles são um recurso que as empresas e influempreendedores devem explorar para humanizar os seus perfis e gerar identificação com os seguidores.

Então, meu conselho é: comece. Não precisa se render a todas as trends e nem encher o seu feed com dancinhas. Crie um conteúdo útil para a sua persona e confortável para você 😉

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn