Especialmente durante a pandemia global COVID-19, que estabeleceu o home-office como o “novo normal”, metodologias de gestão remotas são essenciais para comunicar objetivos e organizar processos.
Uma metodologia que me ajudou bastante a colocar ordem na casa, e que se tornou conhecida por ser uma das responsáveis pelo crescimento do Google nos anos 90 é a OKR (Objectives and Key Results) ou objetivos e resultados-chave, em tradução livre.
Durante o lockdown e depois dele, busquei me aprofundar neste método e aplicar no meu dia a dia. Abaixo, conto um pouco da minha experiência e compartilho algumas dicas para que você possa aplicar o OKR na sua gestão de trabalho remoto.
Antes de começar, vamos nos aprofundar sobre o significado de OKR
A OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) são um sistema de definição de metas que contribuem para que a sua equipe trabalhe focada em um objetivo em comum. O método foi desenvolvido pelo ex-CEO da Intel, Andrew Groove.
Tudo bem, eu sei que nesta altura você deve estar questionando:
“Essa não é só mais uma metodologia milagrosa?” ou “Será que a OKR serve para PMEs?”
Vale lembrar que o Google utiliza o método até os dias de hoje, assim como algumas empresas do Vale do Silício, como a Amazon.
OKRs são simples de estruturar:
Um bom exemplo de resultado-chave poderia ser: “aumentar o tráfego do site de um cliente de dois mil para pelo menos três mil e quinhentos visitantes mensais.”
Para cumprir seus OKRs, você precisará definir e executar diferentes planos e iniciativas e, posteriormente, avaliar seu sucesso com seus resultados-chave.
Como a metodologia auxilia na gestão de times remotos?

Tenho trabalhado remotamente há algum tempo. Durante este período, tenho a oportunidade de lidar com times remotos e enquanto sua equipe está trabalhando de forma distribuída, é bem difícil ter uma visão geral do que está acontecendo.
Acontece que todos estão trabalhando separadamente de casa e encontrar maneiras de alinhar o que a equipe está fazendo se tornou um verdadeiro desafio para mim.
Ao mesmo tempo, para quem trabalha com você, o objetivo de muitos negócios é desconhecido e temos que estar prontos para nos adaptarmos às mudanças.
OKRs me ajudaram a superar esses desafios!
Então, como funcionam os OKRs?
A estrutura OKR é dividida em dois elementos principais:
Objetivo
O objetivo deve deixar claro para onde a empresa deseja ir. Por que motivo você e seus colaboradores trabalham todos os dias. Onde desejam chegar, como organização.
Os objetivos ainda devem seguir a metodologia SMART, ou seja, devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, razoáveis e limitados no tempo.
Ex.:
- Atingir pelo menos 10 mil seguidores no Instagram;
- Figurar entre os 3 sites mais acessados do setor;
- Fechar negócio com pelo menos 50 clientes por ano.
Resultados-chave
Os resultados-chave te ajudam a se manter no caminho para atingir um objetivo. São metas correspondentes que definem como atingir objetivo. Assim, se todos os resultados-chave forem alcançados, o objetivo também será alcançado.
Confira o exemplo abaixo:
Objetivo: Fechar negócio com pelo menos 50 clientes por ano.
Resultados-Chave:
- Estruturar um funil de vendas online, com metas para visitantes leads e clientes
- Colocar as palavras-chave principais da empresa em primeiro lugar no Google
- Fechar parceria com 10 influenciadores digitais do segmento
- Aumentar em 30% a taxa de cliques das campanhas de mídia paga
OKRs ajudam a dar sentido às tarefas realizadas diariamente

Trabalhar remotamente pode ser difícil para algumas equipes se elas não estiverem acostumadas. O pior é quando o colaborador se transforma em uma máquina de executar tarefas, mesmo sem saber para que está fazendo aquilo.
A situação é preocupante!
De acordo com a Leadership IQ, em um estudo realizado com 400 empresas, somente 15% dos funcionários acreditam que suas atividades contribuem de forma direta com os objetivos da empresa.
Os OKRs definem as prioridades e dão sentido às tarefas realizadas.
Isso significa que sempre que a equipe ou indivíduos estão avaliando quais tarefas assumir e quais deixar de lado, eles podem tomar essas decisões facilmente com base em OKRs definidos.
Isso me ajudou a poupar muito tempo!
Não são necessárias longas discussões sobre cada novo projeto ou tarefa, é simples – se ajudar a atingir o objetivo, então ele será executado, caso contrário, não.
OKR na prática: como as empresas utilizam?

Agora que você já entende o conceito, separei algumas informações importantes para fixar a ideia da implementação de OKRs na sua organização. Confira abaixo como algumas empresas utilizam essa metodologia:
Amazon
Uma empresa com o porte da Amazon deve atentar para que o seu objetivo seja compartilhado com todos os colaboradores. E é isso que a Amazon faz, com uma proposta simples e compartilhada: “tornar o processo de compra e venda rápido, barato e fácil.” Dessa forma, todos trabalham de forma alinhada, o que evita ruídos de comunicação.
Zynga
A Zynga é um exemplo de como a OKR pode ser personalizada e utilizada também por empresas de menor porte. A desenvolvedora de jogos americana adota uma abordagem de OKR semanal, na qual todos os colaboradores criam uma espécie de roteiro semanal, que é conferido todas as sextas-feiras.
Quer se aprofundar no assunto?
Alguns livros me ajudaram a entender melhor a metodologia OKR de forma contextualizada e mais completa e gostaria de compartilhar aqui com vocês:
1 — Measure What Matters — John Doerr — simplesmente o cara que implementou os OKRs no Google.
2 — OKRs, da Missão às Métricas — Francisco S. Homem de Mello, CEO na Qulture.Rocks.
3 — As 4 Disciplinas da Execução — Bill Moraes, Jim Huling e Sean Covey -Me auxiliou a colocar estratégias em prática.

