Marketing Pós-Pandemia: onde e como concentrar os seus esforços?

Paralisação nas operações, queda nas vendas, folha atrasada. Se você é um empresário tentando sobreviver à esses tempos sombrios, deve ter vivenciado alguma dessas  experiências.

Empresas que concentraram os seus esforços no marketing, sobretudo o digital e não cortaram verbas do setor tiveram um aumento de, em média, 4,3% nos seus lucros. (International Journal of Business and Social Science).

Mas para onde caminha o marketing pós-pandemia? Como analisar a situação atual e sair da crise? É sobre isso que vou falar neste artigo. Confira!

COVID-19: como a pandemia afetou o mercado das agências digitais?

A incerteza da pandemia de coronavírus continua a perturbar o ecossistema digital em todo o mundo.

À medida que as economias mundiais tentam se reabrir, muitos setores, especialmente os do setor de publicidade e marketing, enfrentarão ramificações em grande escala e desafios futuros.

Mais de 20% dos executivos de negócios estimam que os efeitos da pandemia serão sentidos por mais de um ano.

Essas e outras descobertas provenientes da pesquisa “The Impact of COVID-19 on Digital Agencies” publicada pela Uplers, é o culminar das perspectivas e experiências de profissionais de marketing de organizações em todo o mundo.

57% das empresas esperam que os efeitos da pandemia de coronavírus durem até o final de 2020.

O restante acredita que o impacto da pandemia de coronavírus pode ser sentido por ainda mais tempo e terá seus efeitos nos negócios até meados de 2021.

E as empresas, como foram impactadas pela pandemia?

As perspectivas futuras sobre os negócios após o COVID-19 são diversas e impactam os países de diferentes formas.

Segundo o Google Trends, temas como o DIY (Faça você mesmo), Serviços de Delivery e Serviços por Assinatura ganharam força nas buscas do Google, por exemplo, apresentando novas perspectivas em relação aos hábitos de consumo.

No Brasil a transformação Digital pode ser considerado um dos maiores aprendizados das PMEs.

De acordo com o levantamento realizado pela PEGN, Resultados Digitais e Endeavor, 77,7% dos negócios tiveram impacto negativo nas suas receitas e é unânime que novas estratégias devem ser criadas para o marketing pós-pandemia.

E sobre o marketing no pós-pandemia, o que esperar?

O marketing digital tem sido considerado como o salvador das empresas em tempos de coronavírus. Muitas empresas fizeram dívidas, quebraram ou tiveram que repensar os seus negócios.

Para todas elas, o marketing pós-pandemia passa, necessariamente pelo digital. A otimização dos recursos e o investimento em estratégias digitais, seja de relacionamento ou através de anúncios patrocinados deve continuar na folha dos gestores.

Então, vale repensar se os seus esforços de marketing digital estão, de fato, trazendo o retorno esperado. Mais do que isso, é preciso ter um plano e revisá-lo com frequência de modo a otimizar os recursos.

Marketing pós-pandemia: o que deve continuar no radar das empresas?

Algumas tendências foram aceleradas com a crise. Quando astros como Anitta cancelarem turnês, o brasileirão foi pausado e os bares fecharam as suas portas, houve um grande vazio na vida das pessoas.

Assim, as experiências virtuais chegaram para preencher este espaço. Empresas, artistas, pessoas. Todos estão de olho no que é possível proporcionar de longe, para estreitar as relações e, é claro, manter-se de pé durante a crise.

A seguir, eu falo um pouco sobre algumas tendências e outras estratégias nem tão novas assim e sobre como elas influenciaram o marketing pós-pandemia.

Confere aí:

Humanização das Marcas

Humanizar a sua marca significa compreender o seu propósito: O que existe além de ganhar dinheiro? Qual a razão de ser da sua marca?

Tudo bem que até pouco tempo estávamos falando sobre chatbots e assistentes virtuais, mas mesmo esses recursos acabam falhando se não forem humanizados.

Então, entenda quem é a sua empresa e comece a se conectar com os seus clientes de um jeito mais humano. Seu Instagram não precisa ser uma vitrine de produtos.

User Experience

A experiência dos usuários no seu site deve ser a melhor possível. Muitas empresas descobriram isso apenas durante a pandemia, quando as suas páginas se tornaram o seu único canal de vendas. A dica aqui é se colocar no lugar do cliente:

  • O que os clientes enxergam de cara ao acessar a sua página reflete o seu objetivo?
  • O seu site é intuitivo e fácil de navegar?
  • Você já tentou acessar o seu website via celular? A experiência é agradável?
  • A sua página carrega rapidamente?

E-mail marketing

De acordo com a RD Station, uma das principais plataformas de automação de marketing do Brasil, as empresas passaram a enviar mais e-mails. Bilhões de e-mails foram enviados e as taxas se equipararam ao período da Black Friday.

Embora essa ânsia por se conectar com o cliente seja válida, o contexto ainda é fundamental. Não adianta enviar a mesma mensagem para pessoas que estão em diferentes fases no seu funil de vendas, por exemplo.

Isso justifica a importância das réguas de relacionamento e das campanhas segmentadas para as empresas. Então, fique de olho nas suas métricas e tente manter um nível de personalização.

SEO

Houve uma queda no tráfego do site da maioria das indústrias. A informação é do Neil Pattel. A rotina das pessoas foi afetada durante a pandemia, assim como a busca por alguns setores (em especial turismo, eventos e viagens).

O cenário deve se reestabelecer aos poucos, mas o hábito das pessoas de pesquisar muito bem antes de realizar uma compra provavelmente não.

Por isso, vale repensar os seus esforços em Marketing de Conteúdo e utilizar CTAs mais pessoas, como o Whatsapp e Chats, por exemplo.

Mídia Paga

No pós-pandemia todos querem jogar o jogo do Facebook Ads, investindo em tráfego pago para gerar alcance e tentar driblar a concorrência, que chegou em peso no digital.

Lembre-se apenas de não pecar no básico, afinal, este campo ainda é bastante dinâmico e requer a consultoria de profissionais especializados, que já colocaram campanhas no ar para funcionar.

“O que os meus consumidores vão querer depois que tudo isso passar?”

Só uma correção: “isso” não vai passar. Acredito que a página foi definitivamente virada e o mercado deve engolir quem ainda não abraçou o digital.

Mas não é só isso. A palavra da vez é a conexão. Como a sua empresa, como marca se conectou com os clientes durante a pandemia?

Você pensa em manter essa cadência e continuar se conectando com os seus clientes através de conteúdos, lives e de uma postura mais humanizada no direct do Instagram?

Proporcionar a melhor experiência online para os consumidores é uma coisa que deve estar no seu radar todos os dias. Isso vai desde o tipo de conteúdo que você publica até a revisão da experiência do usuário no seu site.

Se ainda precisamos manter alguma distância, que a internet seja então um lugar de proximidade. É assim, encantando quem te acha na web, gerando valor, que você vai superar a crise.

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