Marketing analítico: mais números e métricas para a sua estratégia

Marketing analítico: mais números e métricas para a sua estratégia

Já se foi o tempo em que ações de marketing dependiam de criatividade, experiência e intuição. Na era digital, precisam ser baseadas em números e métricas para que façam sentido e gerem retorno sobre o investimento (ROI). Não é à toa que nunca se falou tanto em marketing analítico quanto agora.

Se com a Revolução Industrial quem mandava era o mercado de massa, agora quem dá as cartas é a personalização. Ou seja, ir além de oferecer produtos, serviços, campanhas e conteúdos iguais para todos os consumidores, mas entender que cada um deles é único.

Na sociedade atual, transformada digitalmente, saem na frente as empresas que sabem oferecer as soluções mais adequadas. Isto é, que aproveitam a análise de dados para desenvolver e vender o que realmente gera valor para o cliente.

Tudo isso parece confuso para você?

Não se preocupe. Neste artigo vou te mostrar o que é marketing analítico, como aplicar e por que é fundamental para melhorar os resultados do seu negócio.

Acompanhe!

O que é marketing analítico?

O marketing analítico (marketing analytics) consiste no uso de dados e métricas para respaldar as decisões de marketing nas empresas. Ou seja, extrair números e informações que possam facilitar a execução de suas estratégias.

Envolve processos, tecnologias e, claro, resultados para avaliar o sucesso de suas iniciativas. Então, é como uma espécie de tradutor que fala se as suas campanhas estão mesmo performando bem.

Com o uso dele você pode responder mais facilmente às principais dúvidas da área, como:

  • Qual é o desempenho dos meus esforços atuais de marketing?
  • O que posso fazer para melhorá-lo?
  • O que os concorrentes estão fazendo e onde estão se destacando?
  • Quais as próximas ações a serem realizadas?
  • Quais os próximos investimentos que devo fazer para gerar melhores resultados?

Confira alguns exemplos sobre o que geralmente é analisado por esse braço do marketing:

  • custo da estratégia;
  • desejos e dores do consumidor;
  • número de visitas;
  • origem de leads e vendas;
  • retorno sobre o investimento;
  • valor das vendas.

Por que vale a pena adotá-lo para apoiar suas decisões estratégicas?

Como você deve ter percebido, o marketing analítico é um diferencial competitivo. Dentro de pouco tempo será tão crucial quanto ter um site ou posicionar seu negócio nas redes sociais.

Mesmo ainda não sendo uma prática comum entre os profissionais de marketing, usar o marketing orientado a dados é aumentar seu próprio valor.

Confira cinco motivos para adotar o marketing analítico a partir de agora mesmo:

1. Entender quais estratégias funcionam ou não e o que pode ser melhorado

Com a posse de dados e análise de cenários é possível medir e estimar o impacto de cada ideia. Em outras palavras, dar adeus aos achismos e embasar decisões com informações precisas.

2. Investir apenas no que dá certo

Você facilita a decisão sobre quais investimentos priorizar. E isso permite que os lucros venham a crescer sem que seja necessário um investimento adicional.

3. Descobrir novas oportunidades e tendências

O marketing analítico te ajuda a prever o comportamento do mercado e até mesmo a aceitação do público sobre novos produtos, serviços e campanhas.

4. Vislumbrar melhor os resultados futuros

Ganha segurança para simular cenários e prever possíveis resultados.

5. Acabar com as dúvidas sobre as metas do seu negócio

Com o marketing orientado a dados você acaba com as dúvidas sobre as suas metas. Entende melhor o que precisa fazer para conquistar melhores resultados e também descobre como chegar lá de modo mais rápido e tangível.

6. Se aproximar dos seus clientes

A partir do momento que sua empresa entende as dores, necessidades, preferências e sonhos das pessoas que compram dela pode oferecer soluções ainda melhores. E como reter clientes custa bem menos do que atrair novos deles, os dados funcionam como importantes aliados.

Como aplicar essa tendência no seu negócio?

Para alinhar os seus esforços de marketing aos objetivos do seu negócio é preciso planejamento. Mas, além disso, coletar os dados mais relevantes para tomar decisões mais assertivas. Afinal, nem todos os números são realmente importantes para medir os resultados de suas estratégias.

De acordo com a consultoria McKinsey existem três elementos essenciais para a adoção bem-sucedida do marketing analítico:

  1. Visão integrada de todo o portfólio de marketing e abordagens analíticas para que os tomadores de decisão tenham acesso a insights de alto nível. Uma forma de maximizar o retorno sobre o investimento e otimizar campanhas.
  2. Simplicidade para descomplicar a análise de dados e permitir simulações para projetar os resultados esperados.
  3. Rapidez para retornar simulações, avaliações de campanhas e consultas de relatórios em poucos segundos. O que ajuda a reduzir custos de marketing e acelerar decisões.

Veja mais algumas dicas que podem ajudar você a tornar o marketing orientado a dados uma realidade no seu negócio:

  • Exercite sua capacidade analítica ao olhar para os problemas da sua empresa como oportunidade de crescimento;
  • Use o marketing analytics para aprender com o passado, analisar o presente e prever o futuro;
  • Torne a análise de dados uma prática obrigatória em sua empresa e envolva todos os colaboradores com a atividade;
  • Nem todos os dados precisam ser analisados, foque naqueles que fazem mais sentido para a sua organização;
  • Veja as planilhas como oportunidades de crescimento e não apenas como números e gráficos isolados;
  • Reconheça suas fraquezas e entre em ação para melhorar o que não vai bem antes que os concorrentes saiam na frente;
  • Transforme dados em conhecimento para aperfeiçoar suas estratégias atuais, identificar deficiências, otimizar processos e mapear oportunidades;
  • Crie relatórios periódicos para registrar insights e as principais métricas relacionadas ao seu negócio;

Pronto para colocar os dados para trabalhar a favor do seu negócio?

Tenho certeza que o marketing analítico vai te surpreender. Sua empresa ganha, sua equipe se sente mais motivada, você fica mais seguro, os clientes mais satisfeitos e os resultados decolam. Quer coisa melhor?

Não deixe que os números sobre o desempenho da sua empresa fujam pelo ralo. Use o marketing analítico para avaliar seu sucesso e ir ainda mais longe!

Gostou deste artigo? Espero que ajude você a se inspirar e a entender a importância dos dados para tomar decisões cada vez melhores.

Ficou com alguma dúvida sobre marketing analítico ou quer mais dicas sobre como levá-lo para dentro do seu negócio? Vamos conversar. Tenho bastante experiência no assunto!

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