Gestão de Equipes remotas: como continuar acompanhando os resultados?

Acordar às seis e meia da manhã, engolir o café e pegar aquele trânsito para chegar ao trabalho. Será que tem alguém com saudades dessa rotina?

O isolamento social imposto pelo coronavírus fez com que muitas empresas revissem os seus posicionamentos e passassem a enxergar o trabalho remoto como uma possível saída para a crise.

Até seria.

Apesar disso, o que eu observo são gestores tentando levar a gestão tradicional para o home office. Aí, meu amigo, não tem MESMO como dar certo.

Neste artigo, eu compartilho a minha experiência com gestão de equipes remotas e trago insights sobre como é possível continuar acompanhando resultados mesmo de longe.

Vem comigo?

Do escritório para o home office, algumas coisas a gente aprende por necessidade

Quando a gente trabalha no escritório, é comum que sejamos cobrados pelo horário, resultados, metas, mas (quase) nunca somos cobrados pela entrega de tarefas.

Nossa, e como é comum chegar cedo e não conseguir dar continuidade a uma tarefa simplesmente porque estamos esperando um feedback ou por que uma atividade de um terceiro seja concluída!

É por isso que eu sempre falo, a produtividade em nada tem a ver com o tempo que você se dedica a empresa, mas ao que você faz com esse tempo.

Como você usa esse tempo, de maneira sistemática e inteligente para concluir tarefas pendentes e fazer a coisa toda fluir.

Acredite em mim…

Mesmo depois que tudo isso passar, você vai desejar levar essa cultura officeless (explico sobre ela mais adiante) para o escritório e para a sua gestão de equipes.

Os pilares da gestão de equipes remotas

Depois de refletir um pouquinho, você deve estar se perguntando:

“Ok, Déa, mas como eu consigo gerir uma operação remota de maneira eficaz e continuar acompanhando o resultado dos meus colaboradores?”

Eu explico.

A gestão de equipes remotas se sustenta em 3 pilares principais: tecnologia, comunicação e cultura.

O que eu pude perceber na minha experiência profissional é que quando você entende a importância de cada um e aplica no dia a dia do seu time, tudo passa a fluir melhor.

Abaixo, eu explico o que são cada um deles:

Tecnologia

Há alguns anos, era comum que um representante de vendas tivesse que – literalmente – bater na porta de um cliente.

Às vezes, até acontecia de ter que marcar uma viagem e um almoço de negócios para fechar um contrato.

Alguns ainda romantizam essa rotina. Mas você parou para pensar em como é custoso manter uma operação de vendas nos moldes “tradicionais”?

Se hoje eu consigo me comunicar com um cliente que está no Japão por meio de uma videoconferência, compartilhando a tela do meu notebook, por que não sistematizar tudo isso e repensar a minha operação de vendas?

A tecnologia, na gestão de equipes remotas, vai te oferecer as ferramentas necessárias para que o trabalho possa fluir da melhor maneira.

Abaixo, separei algumas ferramentas que me ajudam no trabalho remoto:

Comunicação

A comunicação é tão subestimada no meio corporativo. Briefings sem detalhes, reuniões cansativas que poderiam ser resolvidas com e-mails…

Gerir uma equipe remota passa necessariamente por uma comunicação assertiva. Seja claro com a sua equipe. Ao enviar qualquer documento, explique o contexto, quem o criou, por qual motivo e principalmente: qual o próximo passo?

Fale tudo de uma vez: nem sempre o colaborador vai te responder imediatamente. Ao invés de dizer:

“Olá, você está aí?”, prefira:

“Oi Andrea, boa tarde, aqui está o relatório solicitado, gostaria que analisasse e me enviasse as suas considerações até as 16h”.

Seja preciso.

Cultura Officeless ou Remote-First

Finalmente, o que precisa mudar para que uma empresa e adapte ao modelo home office e para que você consiga gerir equipes remotas?

Eu poderia escrever um ensaio inteiro sobre isso, mas aqui estão algumas das principais táticas de alto nível:

  • Os gerentes precisam trabalhar duro para construir e manter ótimos relacionamentos com suas equipes. É muito mais difícil ser gerente em uma cultura remota do que em uma co-localizada.
  • A maioria das informações precisa ser escrita ou gravada, disponível para que as pessoas as consumam em seu próprio tempo.
  • Você precisará adotar um nível de transparência que se sinta desconfortável a princípio, para que todos se sintam conectados à empresa.
  • A maior parte de sua comunicação é escrita e você deve ser excelente nisso. Pessoas que não são excelentes comunicadores escritos terão dificuldades em equipes remotas.

O trabalho remoto funciona para QUALQUER empresa?

Obviamente o trabalho remoto, ou como Matt Mullenweg, CEO da Automattic, pontua, a força de trabalho distribuída, funciona indubitavelmente bem para trabalhos ligados à tecnologia em geral.

E para as demais empresas?

Bem, setores administrativos, escritórios de advocacia, multinacionais. Há sempre grupos de funcionários que poderiam trabalhar remotamente, mas não o fazem pela falta dessa cultura na gestão.

Neste período, em que o avanço do Covid-19 praticamente obrigou grandes empresários a colocarem a gestão de equipes remotas em pauta, é preciso seguir algumas diretrizes:

  1. Documente Tudo – Todos precisam estar na mesma página. Facilite a vida dos seus colaboradores registrando todas as conversas e brainstorms nas suas ferramentas de comunicação.
  2. Crie um momento cara a cara produtivo – Torne os encontros, ou as conferências/reuniões em momentos produtivos, com pautas definidas. Saiba onde você quer chegar.
  3. Flexibilidade para criar o seu próprio ambiente de trabalho – Liberdade não significa menos produtividade. Ofereça a possibilidade dos seus funcionários trabalharem da melhor forma possível.

Para saber mais, confira este TED Talk, super interessante, em que ele aborda este tema:

vídeo 

>>>Para se aprofundar no assunto 😉

Leia: Distributed Teams: The Art and Practice of Working Together While Physically Apart by John O’Duinn

Siga: Officeless (@beofficeless)

Coloque na sua playlist: Nerdtech 08 – Trabalho Remoto

Até a próxima com mais dicas para você colocar as ideias no lugar e continuar fazendo negócios em épocas de pandemia…

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn