Pensar sobre como serão as empresas do futuro pode causar inquietação e gerar muitas dúvidas. Sensações que ficam ainda mais intensas para quem assistiu à série de ficção científica Black Mirror, na Netflix, e passou a temer o conflito entre a natureza humana e a tecnologia de ponta.
Se esse é o seu caso, já posso antecipar que não há motivos para pânico. Afinal, a transformação digital está aí e repleta de boas oportunidades para quem souber empreendê-las.
Em uma sociedade onde tudo evolui tão rapidamente, precisamos estar preparados para descobrir um novo mundo dos negócios. E é exatamente aí que está o grande diferencial dos empreendimentos que querem sobreviver no futuro: a adaptação.
Consolidei neste artigo o resultado de pesquisas e depoimentos de especialistas que revelam como se parecem as empresas do futuro. Está curioso para saber quem são elas e como se comportam? Então, fique por dentro a seguir. Boa leitura!
1. Empresas do futuro têm mais tempo para a criatividade
Já sentiu aquele frio na barriga ao pensar na automação como algo que vai acabar com a maioria das profissões no futuro?
Sean Ness, consultor estratégico e membro do Institute for the Future, tem uma opinião otimista sobre isso: acredita que processos automáticos abrirão oportunidades para que gerentes e diretores possam trabalhar mais com a criatividade.
“Muitas das tarefas deles podem ser migradas para softwares que organizam tarefas mais manuais em modo automático”, pontuou ele durante o evento Amcham Spak no final de 2018.
2. Mais colaboradores temporários e freelas

Ness também acredita que as organizações devem construir redes de contribuição onde o trabalho fixo dá lugar ao temporário e freelancer.
“Existem milhares de pessoas conectadas na internet e talento por todo o mundo. Cabe à organização achar esses talentos”, explicou ele.
3. Mais trabalho em esquema home office
Trabalhar sem sair de casa pode parecer um sonho para muitos brasileiros. Mas a boa notícia é que essa é uma tendência veio para ficar entre as empresas do futuro.
De acordo com uma pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2018 pela SAP, houve um crescimento de 50% no número de empresas brasileiras que aderiram ao esquema de trabalho remoto.
As principais vantagens? O aumento da flexibilidade comunicacional, a otimização do tempo gasto entre casa e trabalho e a redução de custos com alimentação, aluguel e transporte.
4. São flexíveis, inovadoras e praticantes o “clientocentrismo”
Concebem novos negócios, produtos, serviços e marcas com uma abordagem diferenciada, dando ao cliente o que ele precisa. Essa foi a conclusão da Inova Consulting após identificar as principais tendências do planeta até 2030.
O estudo destacou também tendências de negócios, como:
- Cocriação;
- Equipes ágeis, inspiradas em startups;
- Foco na mobilidade e;
- Liderança compartilhada.
Já entre as tendências classificadas como emergentes e capazes de gerar grande disrupção em 12 ou 24 meses, blockchain, criptomoedas, educação híbrida, empreendedorismo, inteligência artificial, internet das coisas, gamificação e vestíveis.
Outra curiosidade do mesmo levantamento são as tendências comportamentais dos consumidores, como: busca pelo bem-estar, compartilhamento, economia da experiência e instantaneidade.
5. Têm um modelo de negócio que acompanha a velocidade das transformações digitais

Em um mundo exponencial, cada vez mais as empresas vão precisar de um modelo de negócio que acompanhe todas as suas transformações. Um artigo publicado no CIO mostra que na verdade ele já foi inventado e se chama scale-up.
Já ouviu falar sobre? Se não, eu te explico: trata-se de uma versão amadurecida da startup.
Ou seja, se a startup abre as suas portas a partir de uma ideia que ainda não se sabe se vai dar certo ou não, a scale-up tem a ideia fortalecida. E consegue se adaptar mais facilmente às mudanças do mercado, por conter toda uma cultura e processos bem definidos.
6. São sustentáveis e valorizam a responsabilidade social
Com o crescimento da população e o aumento da demanda por diferentes produtos e serviços, será preciso crescer com sustentabilidade. Isto é, eliminar desperdícios, evitar danos ao meio ambiente e assumir uma postura de responsabilidade social em relação ao próprio planeta.
Uma pesquisa da Union e Webster aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. O mesmo levantamento mostra que 70% dos entrevistados não se importam em pagar mais por isso.
Do ponto de vista empresarial, investir em sustentabilidade traz benefícios como inovação, redução de custos, diferenciação de marca e envolvimento com clientes e funcionários. Ou seja, todo mundo sai ganhando, inclusive o meio ambiente.
7. São adaptadas às transformações da era digital
Considerando que, hoje, as organizações são formadas por várias gerações de profissionais trabalhando juntas, é preciso entender que no futuro isso vai mudar. Restarão apenas os nascidos na era digital.
E o que muda com isso? Que as empresas do futuro precisarão ser mais dinâmicas e adaptadas às novas exigências dos colaboradores, parceiros e consumidores. O que também inclui cuidados com a cibersegurança, uma vez que tudo estará conectado.
Mas fique tranquilo porque esse é um processo que está em curso e tende a acontecer de modo natural, conforme diz o portal Transformação Digital.
E a sua empresa, já começou a incorporar alguns dos comportamentos das empresas do futuro aos seus processos? Espero que esse conteúdo tenha sido útil para inspirar você a levar novas tendências para o seu ambiente de trabalho. E, claro, ganhar mais motivação para aproveitar as vantagens da tecnologia em seu dia a dia empresarial.Se tiver dúvidas sobre como levar a transformação digital para o seu negócio ou sobre como tirar melhor proveito do que já tem em mãos é só me chamar. Para enviar a sua mensagem é só me procurar no LinkedIn.