Ecossistema digital: como ele vai revolucionar o mundo dos negócios?

Vivemos em um mundo cada vez mais integrado tecnologicamente. Um lugar onde fazer uso de um ecossistema digital já se tornou algo tão natural no dia a dia que sequer paramos para perceber as oportunidades existentes dentro dele.

Mesmo com a transformação digital caminhando a passos largos, muitas empresas continuam se preocupando mais em divulgar seus produtos e serviços do que em interagir dentro desses ambientes. Lugares onde correm soltos um grande volume de dados e insights estratégicos para alavancar os negócios.

Se você chegou até este artigo, provavelmente já identificou a importância de adaptar os negócios à transformação digital. Então, quer aprender a gerar valor para a sua marca através de um ecossistema digital. Acertei?

Entenda melhor sobre o assunto a seguir. A partir desta leitura você vai descobrir o que são ecossistemas digitais, como podem ajudar a sua empresa e também conferir alguns exemplos. Vem comigo!

O que é um ecossistema digital?

Muito se fala em ecossistema digital atualmente, mas como é um conceito relativamente novo pode parecer difícil de entender.

Para comprovar que é muito mais fácil do que imagina, convido você a voltar no tempo: para as aulas de ciências.

Na biologia aprendemos que um ecossistema é uma comunidade formada por seres vivos que interagem entre si e com o ambiente ao qual pertencem. Assim sendo, para que a vida continue existindo, existe dependência entre todas as partes envolvidas.

Trazendo este conceito científico para a era digital, podemos ver ecossistemas digitais como ambientes virtuais onde clientes, empresas e demais públicos trocam informações e interagem em benefício mútuo.

Para que entenda melhor o funcionamento de um ecossistema digital, na prática, compartilho a seguir alguns exemplos sobre como o conceito pode ser aplicado:

  • para integrar equipes para trabalhar de modo colaborativo e dinâmico em determinados projetos;
  • para juntar empresas distintas e oferecer experiências de alto impacto aos clientes;
  • para oferecer serviços complementares em nuvem.

De modo geral, são grupos interdependentes de pessoas, ferramentas ou empresas que compartilham plataformas digitais por ganho comercial, inovação ou interesse em comum.

Principais vantagens

Segundo pesquisas da Gartner Research, a criação ou participação em um ecossistema digital é um dos diferenciais de um negócio de alta performance. Elas também apontam que a adesão aumenta junto com a maturidade da empresa.

Conheça as principais vantagens de utilizar ambientes inteligentes e responsivos para potencializar os resultados do seu negócio:

  • dá mais agilidade para o desenvolvimento de ações, estratégias e processos;
  • maximiza a produtividade;
  • melhora o desempenho;
  • os benefícios são compartilhados com todas as organizações parceiras que utilizam o mesmo ecossistema digital;
  • reduz investimentos e passivos locais;
  • permite que empresas, juntas, possam servir a um propósito ainda maior.

Por que ainda são poucas as empresas que aproveitam seus benefícios?

Os principais desafios que ainda impedem outras organizações de fazerem parte desta revolução no mundo dos negócios continuam sendo orçamento, falta de informação ou resistência à mudança.

Mas, como o uso de ecossistemas digitais em benefício dos negócios é uma tendência que veio para ficar, provavelmente terão seus custos reduzidos bem antes do que imaginam.

3 ecossistemas digitais que você provavelmente já conhece e por que se destacam tanto

  • Marketplaces

Exemplos: Amazon e Mercado Livre. O que são: espaços coletivos de compra e venda online. Dentro de uma mesma plataforma várias marcas diferentes podem anunciar seus produtos e serviços.

Por que se destacam: porque permitem que o cliente possa facilitar sua pesquisa, tendo acesso à produtos de diversas marcas em um lugar só. Ou seja, facilitam a vida dele e otimizam seu tempo.

  • Plataformas que permitem a instalação de plugins integrados

Exemplos: Google Chrome e WordPress.O que são: programas que permitem que, além das funcionalidades que já oferecem dentro deles, os usuários possam instalar outras novas, para que aproveitem ainda melhor seus recursos.

Por que se destacam: permitem que os usuários possam instalar plugins de acordo com as suas próprias necessidades, melhorando ainda mais a experiência de uso.

  • Software as a service (SaaS)

Exemplos: Airbnb, iFood e Uber.

O que são: em tradução livre software como serviço, SaaS são plataformas que permitem aos usuários que se conectem e usem aplicativos em nuvem pela internet. Implementam, inclusive, integrações para tornar os próprios serviços mais completos.

Por que se destacam: porque basta o usuário ter acesso à internet para poder contratar ou pagar por serviços oferecidos dentro do programa.

Agora, falando um pouco mais sobre as vantagens do modelo de negócio SaaS, elas vão ainda mais além quando pensamos sobre as partes impactadas por cada um desses três ecossistemas.

O Airbnb, por exemplo, oferece vantagem para o proprietário do imóvel parado que pode ser locado por temporada, mas também para o hóspede que pode gastar menos do que ao ficar em um hotel.

Já o iFood beneficia não só empresas que queiram aumentar seu alcance, mas também motoboys e bikers que queiram fazer entregas e, claro, o usuário, com acesso a várias opções de restaurantes em um só aplicativo.

E o que falar da Uber, que revolucionou definitivamente o mercado de mobilidade urbana? Trouxe a oportunidade de renda extra para motoristas e também para os usuários que podem pagar preços mais vantajosos pelo serviço de transporte.

O cliente deve estar no centro de tudo

Consegue perceber o que todos os ecossistemas digitais têm em comum? O cliente como centro de tudo. Encontraram oportunidades para ir além ao pensar em soluções que pudessem agregar valor para a vida das pessoas, ajudando a resolver seus problemas.

Entretanto, para isso, concentraram esforços para entender melhor quem são seus clientes e quais seus sonhos, necessidades e desafios. Exatamente por isso, se tornaram capazes de oferecer produtos e serviços para ajudá-los ainda mais.

Ainda não encontrou um ecossistema digital ideal para a sua empresa ou tem receio de formar parcerias estratégicas?

Então, entre em contato comigo que estou aqui para ajudar você a encontrar um ecossistema digital para chamar de lar. Juntos, vamos encontrar novas possibilidades para o sucesso do seu negócio. Para enviar sua mensagem é só me contatar no LinkedIn. Clique aqui para acessar o meu perfil e conte comigo para participar desta revolução!

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