Armazenamento em nuvem: conheça os riscos que você não deve ignorar!

Que o armazenamento em nuvem fez brilhar os olhos de usuários que mantinham suas vidas dentro dos computadores já se sabe. Envolto por benefícios, ele ajudou a otimizar o espaço disponível no ambiente online e a aumentar o acesso a dados em tempo real.

Mas assim como toda tecnologia disruptiva, o cloud computing – como também é chamado – tem as suas fragilidades. Desafios que muitas vezes passam despercebidos em empresas empolgadas em aproveitar suas vantagens.

Muitos desses riscos estão relacionados com a proteção de dados, mas também existem outros fatores que podem interferir no sucesso do armazenamento em nuvem.

Quer migrar seu negócio para a nuvem sem ter qualquer prejuízo? Então, você precisa conhecer quais são esses riscos.

Ficou curioso? Vou falar sobre eles ao longo deste post, onde explico desde como funciona o armazenamento em cloud até suas vantagens e desvantagens.

Vem comigo?

O que é e como funciona o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite que você salve quantos dados quiser em um servidor online disponível 24 horas por dia. Ou seja, arquiva, organiza e distribui dados sob demanda, sem usar uma estrutura própria para isso. E apenas pessoas com as respectivas permissões podem ter acesso a esse ambiente.

Dois exemplos de serviços de armazenamento em nuvem que você provavelmente já conhece mesmo sem se dar conta são: Google Drive e iCloud. Quem conhece sabe o quanto trazem facilidade e praticidade para armazenar arquivos sem ocupar espaço na memória do computador ou do celular.

Mas esses são apenas alguns dos pontos positivos de usar o armazenamento em nuvem. Ainda neste post você vai conhecer outras vantagens de trabalhar com essa tecnologia. Antes, precisa conhecer os principais tipos para descobrir qual melhor atende às necessidades do seu negócio.

Tipos de armazenamento em cloud

Direto ao ponto, existem três tipos de armazenamento nuvem: cloud pública, cloud híbrida e cloud privada.

Saiba mais sobre cada um deles:

1. Cloud pública

É o tipo de armazenamento em nuvem mais comum no mercado. Desenvolvido através de um provedor de serviço de nuvem terceirizado, tem custos de infraestrutura reduzidos porque são divididos entre os usuários. Ou seja, cada cliente paga apenas pelo que usar.

A desvantagem é que, como um ambiente online público, pode ser acessado por qualquer usuário que tenha acesso a ele. E apenas o gerenciador do sistema que pode fazer suas configurações de segurança e disponibilidade.

2. Cloud híbrida

Como um misto entre cloud pública e cloud privada, o armazenamento em cloud híbrida conta com ambientes separados e independentes. Mas, justamente por ser um sistema híbrido, a migração entre eles é facilitada por criptografia.

Então, permite que uma empresa salve dados de uso comum na cloud pública e dados confidenciais na cloud privada.

3. Cloud privada

Como o nome entrega, cloud privada é aquela que utiliza a virtualização dos recursos (espaço em disco, processamento em memória) e automação de serviços disponibilizados na rede interna da empresa. Permite tanto a hospedagem de aplicativos em nuvem, quanto infraestruturas completas.

Vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem

Para que fique mais fácil de entender até que ponto o armazenamento em nuvem é uma tecnologia segura e viável para a sua empresa, apresento suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Você não precisa se conectar a nenhuma rede interna para salvar e acessar arquivos salvos em nuvem
  • Pode reduzir custos por não precisar contratar grandes infraestruturas
  • Ganha tempo e produtividade porque passa a encontrar as informações que precisa a qualquer hora online
  • Tem a segurança do backup de dados importantes para o seu negócio
  • Consegue monitorar os acessos ao tipo de nuvem contratada

Desvantagens

  • A responsabilidade é compartilhada, já que a ferramenta se responsabiliza apenas pelo seu próprio funcionamento
  • Pode levar certo tempo para que a equipe de TI se familiarize com esse novo modelo de armazenamento de dados
  • Qualquer usuário que tenha login e senha pode acessar os dados armazenados na nuvem

Riscos

Como você já deve estar imaginando, a maioria dos riscos do armazenamento em nuvem estão relacionados à facilidade no acesso. Mas existem outros deles.

Confira as principais vulnerabilidade que você não deve ignorar se quiser tornar a cloud computing uma aliada do seu negócio:

Ataques hackers

Hoje, os invasores buscam cada vez mais por vulnerabilidades em interfaces de programação de aplicativos (APIs) para atacar o gerenciamento de empresas. O que pode resultar em ataques bem-sucedidos e no comprometimento de ativos salvos em nuvem.

Com o acesso a informações dos clientes da empresa atacada, eles podem causar, inclusive, novos ataques contra outros clientes.

Exclusão acidental de dados

Seja por falha humana, como apertar sem querer em “delete”, ou catástrofe física, como um incêndio, os dados salvos podem ser perdidos permanentemente.

Falhas na segregação de funções

Dar o acesso para o colaborador indevido pode resultar em uma série de problemas.

Perda de controle e visibilidade sobre ativo

Ao transferir operações para a nuvem, é comum que alguns gestores sintam estranheza ao não ter o mesmo controle e visibilidade sobre dados transferidos.

Problemas para revogar o acesso de usuários

Em alguns sistemas, revogar o acesso de usuários é um desafio. O que faz com que eles possam continuar acessando a nuvem mesmo após demissões. Pense só nos problemas que eles podem causar, caso tenham sido demitidos e estejam rancorosos por isso…

Risco de infecções por vírus

Com o uso de serviços não autorizados, uma organização tende a ter mais vulnerabilidade de ser infectada por malware.

Roubo de credenciais

Afinal, basta ter login e senha para que um intruso possa acessar esses ambientes online recheados de dados importantes sobre a sua empresa.

Com o roubo de credenciais de acesso à nuvem de um usuário, um invasor pode até mesmo provisionar recursos adicionais e roubar os dados salvos. Mas os problemas não param por aí, também pode ameaçar os diretores da empresa e até organizações parceiras que estejam usando o mesmo ambiente online.

Vazamento de informações

Através do acesso não autorizado a dados sigilosos, invasores ou até mesmo ex-funcionários podem causar prejuízos com o vazamento de informações.

Conclusão

Para prevenir sua empresa das desvantagens e riscos do armazenamento em nuvem é importante investir em uma adequada proteção do sistema. Isso porque o barato pode sair caro.

Embora muitas organizações prefiram economizar ao investir em segurança, muitas só percebem a importância de proteger seus dados após sofrer prejuízos.

Concorda que é muito melhor garantir que os dados do seu negócio e dos seus clientes estejam protegidos ao invés de sofrer para recuperar cada um deles? Então, pode ser hora de olhar para o investimento em segurança online com outros olhos.

Quer tirar suas dúvidas sobre como levar o armazenamento em nuvem para a realidade da sua corporação e, assim, aproveitar suas vantagens e se precaver sobre os riscos? É só me chamar no LinkedIn para conversarmos melhor a respeito!

Fique à vontade para me seguir por lá e acompanhar os artigos que publico também nessa rede social de negócios.

Até a próxima!

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn